quinta-feira, janeiro 26, 2006

CARACTERIZAÇÃO ETIMOLÓGICA DA ALDRABA



No “Vocabulário Português de Origem Árabe,” José Pedro Machado diz que a palavra aldraba vem do árabe «Ad-Dabbâ» e define-a como “trinco, lingueta, ferrolho.”

Noutra obra do mesmo autor (“Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa”), constata-se que aldraba, aldrava, são termos citados em documentos do século XV, aparecendo este exemplo, em 1456: “... e armelhas pera as ditas portas e por aldrabas para as ganellas...”

Num dicionário, encontramos esta caracterização: “tranqueta de ferro com que se fecha a porta; peça metálica para bater às portas.”

Noutro, descreve-se o objecto e a sua utilidade. A aldrava (sinónimo de aldraba), será então: “Peça de ferro, na parte anterior de uma porta, servindo para bater nesta, a fim de chamar a atenção de quem está dentro, e para erguer a tranqueta que segura a porta do lado posterior.”

Ainda noutro, trata-se de “peça de ferro, em forma de argola ou martelo, para bater, abrir ou fechar portas.”

O próprio “dicionário da construção”, consultável na Internet, remete-nos para a ideia de uma “argola que fica do lado de fora da porta e serve de instrumento para bater à porta”

Todavia, é na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que encontramos a melhor e mais completa descrição:
“Argola fixa por uma extremidade na parte anterior das portas, a qual serve para bater nesta e para levantar a tranqueta que segura a porta do lado posterior (...) Peça de ferro ou de bronze, de formas diversas, móvel na parte superior e terminando inferiormente em martelo, que se fixa na face anterior das portas, e que se levanta e deixa cair sobre uma espera de ferro, quando se quer bater à porta. (...) Ferragem para fechar por dentro portas e postigos, formada por arame de ferro revirado em gancho dum lado e do outro articulado numa argola, ou ponto fixo; o gancho entra numa argola fixa ao arco da porta.”

DIFERENÇA ENTRE ALDRABA, BATENTE E PUXADOR

Num artigo publicado no Jornal do Fundão,escrevi que “adoptando o contorno em tamanho real das costas de uma mão fechada, moldada certamente pelos velhos ferreiros, e apresentando forma triangular arredondada, aberta ao meio, este instrumento, diferente dos batentes, cuja representação naturalista da mão exibe uma tendência miniatural, destacava-se pela dupla funcionalidade de anunciar, através de sonoridade distinta, as diversas visitas e preservar a residência, pois também exercia as funções de ferrolho.”

Em “As Aldrabas de Lisbuna,” acrescentei que “a confusão manifesta-se mesmo nos dicionários. Todavia, a aldraba executa tarefas que o batente está impedido de fazer, pois serve também de “trinco, lingueta, ferrolho,” dado que é “móvel na parte superior.”

O puxador, como o nome indica, é uma peça de madeira ou metal, que se puxa, para abrir portas... podendo ter a forma de uma maçã, daí, a designação de maçaneta, a qual servirá para assinalar este “ornato globular.”

Nas últimas décadas, o avanço daquele objecto, sobre aldrabas e batentes, geralmente associado ao aparecimento das portas de alumínio, levou homens como Joaquim Palminha da Silva, a defender o “compromisso premente da conservação das antigas portas, porque elas se relacionam com a nossa cultura ao nível dos valores e atitudes, empenhamento e atenção que se deve dar ao passado, enquanto vestígio de um tempo não afectado pela descaracterização e desumanização actuais.Tempo sensível, portanto aos registos pessoais dos artistas que, na sua própria época, partiram em busca de originalidade num cenário de necessidades práticas, criando parte da riqueza cultural e material (...) Se não existem leis nem regulamentos municipais sobre esta matéria, urge redigi-los e pô-los em acção!”

(fotografia de LFM, realizada no início de janeiro de 2006, em Faro, perto da estação ferroviária)

3 Comments:

Blogger zoltrix said...

Interessante seria saber sobre a ligação dos batentes com uma mão feminina segurando uma bola e a " mão de Fátima".
Já agora, as aldrabas não serão uma estilização dessa mão?

1:11 da manhã  
Blogger oasis dossonhos said...

Obrigado pelas mensagens. Já ouvi magrebinos, e vi em postais da Tunísia essa mão feminina segurando a bola ser associada à mão de fatma.
A mão naquelas paragens e em geral entre os povos da bacia do Mediterrâneo adquire um significado simbólico intenso.
Protege e no caso referido,está ligada ao divino por via da filha do profeta.
Concordo consigo em relação à estilização dessa mão que a aldraba integra.
Abraço
LFM

11:19 da tarde  
Blogger Unknown said...

Bom artigo, muito útil! Obrigado

1:02 da tarde  

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